Fundamental I

· · ·

Fundamental I

As nossas crianças vivem em um mundo cada vez mais globalizado, com uma crescente rede de aparatos tecnológicos. Nas nossas turmas de Ensino Fundamental, as crianças participarão de práticas educativas que irão inseri-las ainda mais nas mudanças globais. Assim, iremos oferecer um ambiente escolar adequado para o desenvolvimento das diversas habilidades e competências.

O nosso lema para o Ensino Fundamental é “alcançar novos voos”. A conquista desse lema se dará a partir do desenvolvimento integral das crianças impulsionado por professores (as) qualificados que incentivarão o pensar crítico e autônomo, o domínio da linguagem oral e escrita, tanto na língua portuguesa como na inglesa, os princípios da reflexão e alfabetização matemática, bem como as noções de espaço, de mundo, de ciência, de cidadania, da arte e da estética e dos demais saberes tradicionalmente acumulados.

Nossas crianças encontrarão no Ensino Fundamental um ambiente propicio para o desenvolvimento da segurança nas suas capacidades, trabalhando com propostas pedagógicas que incentivarão o “aprender a aprender”.
 

O Desenvolvimento da Criança: de 6 e 7 anos (1º Ano)
 
Características do crescimento e desenvolvimento Orientação
● Maior amadurecimento neuromuscular. 

● Vocabulário até 2.500 palavras. 

● Faz perguntas sobre tudo que a rodeia. 

● Tem iniciativa. 

● Distingue melhor a realidade da fantasia. 

● Curiosidade sexual mais acentuada. 

● Período de transição entre individualismo e participação em grupos maiores. 

● Mostra algum grau de pensamento abstrato. 

● Aumenta o poder de concentração da atenção. 

● Conhece e usa palavras descritivas e de ação. 

● Maior capacidade de compreender, discutir e enfrentar situações emocionais. 
● Dar tempo para completar as tarefas. 

● Dar oportunidades para usar a iniciativa, deixando-a agir por si mesma. 

● Encorajar a criança a tomar posse em grupos, mas não forçar. 

● Contar e fazer contar histórias. 

● Evitar chamar atenção, procurar colocar a criança à vontade. Evitar discussões. 
 
 
 
 
 
O Desenvolvimento da Criança: de 8 e 9 anos (2º Ano)
 
Características do crescimento e desenvolvimento Orientação
● Aumento da coordenação dos pequenos músculos, apresenta maior habilidade manual. 

● Demonstra maior habilidade em distinguir fatos de ficção. 

● Direito da propriedade bem definido. 

● Está desenvolvendo pensamento lógico. 

● Maior habilidade em exprimir suas idéias, em definir seus problemas. 

● Maior capacidade em aceitar críticas e em avaliar a si própria. 

● Tem interesse em pertencer a grupo. 

● Apresenta independência em relação à família. 
● Oferecer trabalhos manuais e brinquedos / brincadeiras mais elaboradas. 

● Proporcionar leituras selecionadas de acordo com as preferências e capacidades. 

● Deve cuidar de objetos pessoais e do grupo. 

● Orientar em generalizações, após várias evidências terem se apresentado. 

● Estabelecer clima que permita à criança concordar e discordar. 

● Orientar na apreciação do valor do outro, assim como no da própria criança. 

● Estimular a aprendizagem de práticas sociais. 
 
  
O Desenvolvimento da Criança: de 10, 11 e 12 anos  (3º, 4º e 5º Ano)
 
Características do crescimento e desenvolvimento Orientação
● Bom controle de grandes e pequenos músculos, apresenta aumento acentuado da força manual. 

● Coordenação visual e motora quase igual à do adulto. 

● Aprecia medir força física e habilidade com os outros. 

● Apresenta maior habilidade em generalizar e em pensamento crítico. 

● Interesse em explorar e experimentar. 

● Está apta a planejar com antecedência. 

● Pronta a assumir maiores responsabilidades. 

● Capaz de definir e compreender palavras abstratas. 

● Capacidade para generalizações mais rápidas, segue mais facilmente argumentos lógicos. 

● Maior sociabilidade. 

● Nova visão do mundo, mostrando maturidade progressiva. 
● Possibilitar recreação variada. 

● Orientar quanto à competição. 

● Procurar desenvolver atitude científica: fato X opinião. 

● Dar oportunidade para organizar atividades / eventos. 

● Orientar para estabelecer seus próprios objetivos e avaliar seu crescimento e sucesso. 

● Conversar, discutir suas opiniões, trocando idéias e sugestões. 

● Incentivar o diálogo com os colegas e outras pessoas. 

● Orientá-la e apoiá-la em suas iniciativas, deixando-a assumir suas responsabilidades.  
 

EFOKIDS

A Escola EFOKIDS é uma escola de educacao infantil e ensino fundamental,
criada em outubro de 2015 pela família Oliveira Monteiro disposta a estruturar para seus alunos
uma instituição de ensino diferente das que havia em sua cidade.