A Educação Infantil visa proporcionar a criança uma rede de atenção integral que concilia atividades educativas, cuidados essenciais ao seu desenvolvimento e a prática do brincar. Nesta etapa de ensino, dois âmbitos de experiências são proporcionados: a Formação Pessoal e Social e o Conhecimento de mundo.
As crianças do Jardim I e II já iniciaram no decorrer da sua vivência o desenvolvimento do exercício da autonomia, da construção de novos laços de amizade através do convívio social na família e na escola. O nosso lema para essa etapa é “novas experiências, novas conquistas”. Assim, iremos oferecer as nossas crianças um espaço acolhedor, enriquecedor, repleto de estímulos, para que elas se sintam a vontade para experimentar, para descobrir o novo, sendo auxiliadas e orientadas por professores (as) competentes e qualificados.
Em um ambiente projetado para o desenvolvimento intelectual, motor, afetivo e social, as crianças se sentirão seguras, contribuindo assim para a construção salutar dos processos de ensino-aprendizagem.
Características do crescimento e desenvolvimento | Orientação |
● Melhor coordenação dos músculos grandes. Pequenos músculos das mãos mais desenvolvidos. ● Capacidade para concentrar a atenção durante 15 – 20 minutos, aos 4 anos. ● Imaginação muito fértil. ● Tem senso de iniciativa; percebe que pode planejar, ter e executar idéias. ● Afetuosa – Curiosa. ● É capaz de concentrar a atenção por períodos mais longos, 20 – 40 minutos, a partir dos 5 anos. ● É mais seguro de si mesma, tem capacidade de autocrítica. ● Aparece o interesse pelo mundo fora do lar. |
● Oferecer brinquedos para que possa exercitar seus sentidos e músculos. ● Contar histórias, ora reais ora fictícios, para que ela aprenda as diferenças. ● Responder sempre as perguntas. ● Ajudar a aceitar os limites necessários. ● Dar oportunidade para compartilhar experiências com a família. |